Simulado
Tabela Periódica – MED

Tempo da Prova:

Pergunta 3743

(Ueg)  No processo de evolução da tabela periódica, os modelos de Mendeleev e Moseley foram as formulações mais bem-sucedidas para demonstrar a periodicidade das propriedades dos elementos químicos. Nesse contexto, a diferença básica entre os modelos de Mendeleev e Moseley residem, respectivamente, na forma de organização dos seguintes parâmetros atômicos: 

Pergunta 3750

 (Uefs) 

A energia de ionização é uma propriedade periódica muito importante, pois está relacionada com a tendência que um átomo neutro possui de formar um cátion. Observe na tabela os valores de energias de ionização (E.I. em kj por mol) para determinados elementos químicos.

 

Com base nas variações das energias de ionização apresentadas na tabela, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.

 

(     )  é um metal e possui 3 elétrons na camada de valência.

(     )  é um metal e possui 2 elétrons na camada de valência.

(     )  pertence ao grupo 1 e Y,  ao grupo 2 da Tabela Periódica, formando com o enxofre substâncias de fórmula molecular, respectivamente, X2S e YS.

(     ) Se X e Y pertencem ao mesmo período da Tabela Periódica, com ambos no estado neutro, Y possui maior raio atômico que X.

 

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Pergunta 3313

G1 – IFCE

A forma como os elétrons são distribuídos entre os orbitais de um átomo é chamada de configuração eletrônica, que, entre outras informações, pode indicar a que família e período da tabela periódica um elemento químico pertence. Com base nisso, considere três elementos químicos, X, Y e Z, cujos números atômicos são 35, 54 e 56. Pela configuração eletrônica, é correto afirmar-se que

Pergunta 3734

(G1 – ifce)  O iodo, cujo símbolo é I e número atômico 53, possui aplicações bastante importantes. A sua ingestão é indicada, pois sua deficiência pode causar complicações no organismo. Na medicina é utilizado como tintura de iodo, um antisséptico. Sabendo que o iodo é um ametal, o seu grupo e período na Tabela Periódica são, respectivamente, 

Pergunta 3746

(Enem)  Na mitologia grega, Nióbia era a filha de Tântalo, dois personagens conhecidos pelo sofrimento. O elemento químico de número atômico Z igual a 41 tem propriedades químicas e físicas tão parecidas com as do elemento de número atômico 73 que chegaram a ser confundidos. Por isso, em homenagem a esses dois personagens da mitologia grega, foi conferido a esses elementos os nomes de nióbio Z= 41 e tântalo Z = 73. Esses dois elementos químicos adquiriram grande importância econômica na metalurgia, na produção de supercondutores e em outras aplicações na indústria de ponta, exatamente pelas propriedades químicas e físicas comuns aos dois.

 

KEAN, S. A colher que desaparece: e outras histórias reais de loucura, amor e morte a partir dos elementos químicos. Rio de Janeiro: Zahar, 2011 (adaptado).

 

 

A importância econômica e tecnológica desses elementos, pela similaridade de suas propriedades químicas e físicas, deve-se a

Pergunta 3738

(Espcex (Aman))  A representação a seguir corresponde à parte superior da tabela periódica, na qual as letras não correspondem aos verdadeiros símbolos dos elementos.

 

 

 

Considere as afirmativas acerca dos elementos hipotéticos (A, B, C) apresentados na Tabela Periódica.

 

I.Dentre os elementos hipotéticos, o elemento A é o de maior afinidade eletrônica (“energia liberada quando um átomo isolado, no estado gasoso, captura um elétron”).

USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, Vol. 2: Físico-Química. 12ª ed. Reform – São Paulo: Ed. Saraiva, 2009, pág. 202.

 

II.Dentre os elementos hipotéticos, pode-se afirmar que o elemento B é o de maior eletropositividade (“capacidade de um átomo perder elétrons, originando cátions”).

USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, Vol. 2: Físico-Química. 12ª ed. Reform – São Paulo: Ed. Saraiva, 2009, pág. 202.

 

 

III. Dentre os elementos hipotéticos, pode-se afirmar que o elemento C é o mais eletronegativo (“força de atração exercida sobre os elétrons de uma ligação”).

USBERCO, João e SALVADOR, Edgard. Química, Vol. 2: Físico-Química. 12ª ed. Reform – São Paulo: Ed. Saraiva, 2009, pág. 202.

 

 

Das afirmativas feitas está(ão) correta(s) apenas

Pergunta 3724

(G1 – cftmg)  No ano de 2019, completam-se 150 anos desde a criação da Tabela Periódica por Dmitri Mendeleev. Atualmente podemos encontrar a referida tabela com várias ilustrações, que evidenciam os diversos usos de seus elementos, de forma a facilitar a compreensão dos estudantes. Uma maneira interessante de relacionar os elementos químicos e sua utilidade foi realizada pela artista norte americana Kaycie Dunlop que desenhou um personagem para 108 dos 118 elementos da tabela periódica. As ilustrações seguintes apresentam o que essa artista fez para o carbono e o sódio.

Com base nessas ilustrações e nas propriedades desses átomos, um estudante formulou as seguintes afirmativas:

I.Os números que acompanham os nomes indicam a massa atômica de cada um dos elementos.

II.O átomo de sódio, em sua forma metálica, ao entrar em contato com a água, reage violentamente formando uma solução ácida.

III. O grafite, o carvão e o diamante representam três formas distintas do carbono e exemplificam o fenômeno da alotropia.

 

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

 

 

Pergunta 3722

 (G1 – cftmg)  O ano de 2019 foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas e a UNESCO como o “Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos”. Para comemorar esse evento, o CEFETMG – Campus Belo Horizonte, apresenta em suas janelas uma exposição dos elementos que, juntos, formam a Tabela Periódica.

 

A respeito da organização periódica, é correto afirmar que os elementos

Pergunta 3310

Em 1869, Mendeleev ordenou os elementos em função de suas massas atômicas crescentes, respeitando suas propriedades químicas. O trabalho foi tão importante que ele chegou a prever a existência de elementos que ainda não haviam sido descobertos. Em um comunicado à imprensa no dia 30 de dezembro de 2015, a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e a União Internacional de Física Pura e Aplicada (lupap) reconheceram oficialmente a existência de quatro elementos químicos descobertos nos últimos anos. Os quatro novos elementos da Tabela Periódica foram produzidos artificialmente e denominados Nihonium (símbolo Nh é elemento 113), Moscovium (símbolo Mc é elemento 115), Tennessine (símbolo Ts e elemento 117) e Oganesson (símbolo Og e elemento 118).

Com base na tabela periódica atual, é correto afirmar que:

 

Pergunta 3732

(G1 – cftmg)  A figura seguinte ilustra a molécula de água e o compartilhamento de elétrons entre os seus átomos para formar as ligações.

 

A polaridade da ligação covalente indica a distribuição de cargas sobre os átomos de uma molécula. Nessa representação, nota-se a formação de polos positivos e negativos sobre os átomos, o que torna a molécula polar.

 

A propriedade capaz de explicar a formação de polos na molécula representada é a

Pergunta 3726

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

O ano de 2019 entrou para a história como o ano internacional da Tabela Periódica por determinação da ONU, em homenagem aos seus 150 anos de existência. A celebração é uma forma de reconhecer a Tabela como uma das conquistas mais influentes da ciência moderna, que reflete a essência não apenas da Química, mas também da Física, Biologia e outras áreas das Ciências puras. Nesse sentido, a UNESCO explica que o ano internacional é uma oportunidade para refletir sobre a história da Tabela Periódica.

 

Fonte: https://nacoesunidas.org/ (acessado em 13 de setembro de 2019)

 

 

Seguindo a importância desse momento, e como forma de homenagear aquela que nos traz um mundo de informações, a(s) questão(ões) se referem à Tabela Periódica.

 

 

 (G1 – cftrj) Sobre a Tabela, podemos afirmar que os

Pergunta 3311

UFU

A charge, de forma humorada, revela um aspecto da presença do elemento químico hidrogênio na tabela periódica. Essa alusão deve-se ao fato de o hidrogênio não ter “família” e de: 

 

Pergunta 3744

(Ufu)  A diversidade de materiais existente no mundo tem relação com sua estrutura interna e com as interações que ocorrem no nível atômico e subatômico. As propriedades periódicas, como raio, eletronegatividade, potencial de ionização e afinidade eletrônica, auxiliam a explicação de como formam esses materiais. Duas dessas propriedades são centrais: raio atômico e raio iônico.

 

Considere a figura abaixo.

 

Essa figura representa os raios atômicos e iônicos de algumas espécies químicas.

 

Sobre essas espécies e seus raios, é correto concluir que

Pergunta 3747

(Fuvest) 

 

Analise a tabela periódica e as seguintes afirmações a respeito do elemento químico enxofre (S)

I.Tem massa atômica maior do que a do selênio Se

II.Pode formar com o hidrogênio um composto molecular de fórmula H2S

III. A energia necessária para remover um elétron da camada mais externa do enxofre é maior do que para o sódio Na

IV.Pode formar com o sódio Na um composto iônico de fórmula Na3S

 

São corretas apenas as afirmações

Pergunta 3736

(G1 – cftrj)  Após dois anos e meio, quando 50 milhões de metros cúbicos de rejeitos vazaram do reservatório da Samarco, ainda encontramos uma quantidade alta de metais oriundos dessa mineradora no Rio Doce. Alguns como o cobre, manganês, zinco, cromo, cobalto, níquel e chumbo podem ser potencialmente perigosos, pois podem ser absorvidos pelas plantas e animais a médio e longo prazo, sendo nocivos para esses organismos.

 

(Texto adaptado do Jornal da USP, 19/07/2018.)

 

Sobre os metais citados e seu conhecimento sobre a Tabela Periódica, podemos inferir que:

Pergunta 3308

G1-IFC

Os diferentes elementos químicos conhecidos na atualidade foram organizados num quadro que levou anos para ser construído, chamado de tabela periódica dos elementos químicos. Nela os elementos estão posicionados obedecendo uma ordem crescente de seus números atômicos, sendo dispostos em filas horizontais (períodos) e em colunas verticais (grupos). Baseado na sua distribuição eletrônica é possível localizar qualquer elemento na tabela, determinando seu grupo e seu período.

O item que indica a localização correta na tabela periódica do átomo de zinco (30 Zn) é

 

Pergunta 3729

(G1 – ifce)  Comparando os elementos abaixo, todos de um mesmo período da tabela periódica, e seguindo as semelhanças atômicas entre eles é correto afirmar-se que

 

 

 

 

Pergunta 3752

O mercúrio é um elemento químico que apresenta como temperaturas de fusão -38 graus celcius e de ebulição, 357 graus celcius. Forma liga metálica facilmente com muitos outros metais, como o ouro ou a prata, produzindo amalgamas.

 

Sobre o mercúrio é correto afirmar que:

Pergunta 3741

(Uemg)  O selênio, um não metal do grupo dos calcogênios, possui extrema importância biológica, pois é um micronutriente indispensável para todas as formas de vida. É formado por átomos que possuem a representação 34Se79. É correto afirmar que o selênio apresenta  

Pergunta 3727

(G1 – ifsul)  Para que nosso organismo funcione bem, é fundamental a presença de alguns metais, dentre eles: o Sódio, o Magnésio, o Ferro, o Zinco e o Cálcio.

 

A respeito desses metais, é correto afirmar que o