Simulado
Simulado Gases – MED

Tempo da Prova:

Pergunta 4308

 (Fac. Pequeno Príncipe – Medici 2016)  Uma pessoa gera em média 160 litros de esgoto por dia; esse valor é obtido pelo consumo de água usada pela população. No Brasil, 47,8% dos municípios não têm coleta de esgoto e dos outros 52,2% dos municípios que têm esgotamento sanitário, 32% têm serviço de coleta e 20,2% coletam e tratam o esgoto. Em volume, diariamente, 14,5 milhões de  de esgoto são coletados, sendo que 5,1 milhões de  são tratados. O sudeste é a região do país em que a quantidade de municípios com esgoto coletado e tratado é maior. O tratamento de 1m3 de esgoto produz em média 0,070m3 de biogás, que tem como principal componente o metano, cerca de 60% além de H2S CO2 e outros. O metano, quando usado como combustível de automóveis, tem a proporção de consumo de 1m3 de metano para 1L de gasolina. Utilizando as informações do texto, quantos litros de gasolina seriam economizados diariamente, aproximadamente, se todo esgoto coletado fosse utilizado para produzir biogás?

Pergunta 4322

(Uece 2015)  A sensação refrescante dos refrigerantes é devida à solubilidade do gás carbônico que é introduzido na etapa de envasamento. A afirmação “a solubilidade de um gás em um líquido é proporcional à pressão do gás sobre a solução”, que pode ser qualitativamente compreendida dentro da teoria cinético-molecular, é atribuída a 

Pergunta 4325

(Ufjf-pism 2 2015)  A lei dos gases ideais pode ser utilizada para determinar a massa molar de uma substância. Sabendo-se que a densidade (d) do enxofre na forma gasosa, na temperatura de 500 graus celcius e pressão de 0,88atm , é 3,710 g por litros, é CORRETO dizer que a fórmula da molécula de enxofre nessas condições é:

Dados:  R = 0,082 e MM do enxofre = 32 g por mol.

Pergunta 4316

(Pucrj 2015)  Assumindo que uma amostra de gás oxigênio puro, encerrada em um frasco, se comporta idealmente, o valor mais próximo da densidade, em gramas por litro desse gás a 273K e 1atm é:

 

Considere: Massa molar do O2 = 32 g por mol. Considere R = 0,082.

Pergunta 4300

(Fmp 2016)  O alumínio tem um largo emprego no mundo moderno, como, por exemplo, em latas de refrigerante, utensílios de cozinha, embalagens, na construção civil, etc. Esse metal de grande importância possui caráter anfótero, que, colocado em ácido clorídrico ou em uma solução aquosa de hidróxido de sódio concentrado, é capaz de reagir, liberando grande quantidade de calor. Uma latinha de refrigerante vazia pesa, em média, 13,5g. Uma experiência com cinco latinhas foi realizada em um laboratório para testar sua durabilidade como indicado na reação abaixo.

O volume, em litros, de gás hidrogênio sob temperatura de  e pressão de 1 atm é de

Pergunta 4327

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:

Leia o texto, analise a figura a seguir e responda à(s) próxima(s) questão(ões).

No início do século XVII, a química começou a despontar como ciência, com base na química prática (mineração, purificação de metais, criação de joias, cerâmicas e armas de fogo),

química médica (plantas medicinais) e crenças místicas (busca pela Pedra Filosofal). A figura abaixo representa a vista do interior de um laboratório de análise de minerais do final do século XVI, utilizado para amalgamação de concentrados de ouro e recuperação do mercúrio pela destilação da amálgama. O minério, contendo ouro e alguns sais à base de sulfeto, era inicialmente tratado com vinagre (solução de ácido acético) por 3 dias; em seguida, era lavado e, posteriormente, esfregado manualmente com mercúrio líquido para formar amálgama mercúrio-ouro (detalhe B na figura). A destilação da amálgama para separar o ouro do mercúrio era realizada em um forno chamado atanor (detalhe A na figura).

(Uel 2015)  Considere que o interior de um atanor corresponde a um volume invariável, sob uma pressão inicial de 1 atm de um gás monoatômico e que não há dissipações de calor para o meio exterior. Após fechado, seu interior é aquecido de 30 graus celcius para 720 graus celcius.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a pressão interna final, resultado do processo isovolumétrico pelo qual passa o gás dentro do forno.

Pergunta 4290

((Uefs 2016)  Os refrigerantes são bebidas fabricadas industrialmente e constituídos por água, açúcar, aromatizantes, acidulantes e dióxido de carbono, dentre outras substâncias químicas. Por meio de agitação e aquecimento, o dióxido de carbono foi retirado de 1L de refrigerante e a análise quantitativa revelou a presença de 1,25L do CO2 isento de água e recolhido a 1atm  e 27 graus celcius.

Considerando-se as informações e admitindo-se que o dióxido de carbono se comporta como um gás ideal, é correto afirmar:

Dados MM do C = 12 g por mol e Oxigênio 16 g por mol. R = 0,082

Dados:

Pergunta 4283

(Uefs 2016)  O alumínio tem um largo emprego no mundo moderno, como, por exemplo, em latas de refrigerante, utensílios de cozinha, embalagens, na construção civil, etc. Esse metal de grande importância possui caráter anfótero, que, colocado em ácido clorídrico ou em uma solução aquosa de hidróxido de sódio concentrado, é capaz de reagir, liberando grande quantidade de calor. Uma latinha de refrigerante vazia pesa, em média, 13,5g Uma experiência com cinco latinhas foi realizada em um laboratório para testar sua durabilidade como indicado na reação abaixo.

O volume, em litros, de gás hidrogênio sob temperatura de 0 graus celcius e pressão de 1 atm é de

Pergunta 4288

(G1 – ifsp 2017)  Um cilindro hermeticamente fechado, cuja capacidade é de 2 litros, encerra 5 kg de nitrogênio N2. Assinale a alternativa que apresenta o volume contido neste cilindro ao ser liberado para a atmosfera nas CNTPs.

Dados: Volume molar = 22,4 litros e MM do N2 = 28 g por mol.

Pergunta 4323

(Ufu 2015)  O oxigênio que entra nos pulmões durante a respiração irá se ligar à hemoglobina  segundo o equilíbrio:

Todavia, quando uma pessoa é submetida a um local cuja concentração de CO (monóxido de carbono) é elevada, o equilíbrio químico se altera, pois a molécula de monóxido de carbono tem afinidade pela hemoglobina cerca de 150 vezes maior que o oxigênio, motivo pelo qual é tóxica.

A toxidez do  pode ser atribuída

Pergunta 4292

(Acafe 2017)  Baseado nos conceitos sobre os gases, analise as afirmações a seguir.

I. A densidade de um gás diminui à medida que ele é aquecido sob pressão constante.

II.A densidade de um gás não varia à medida que este é aquecido sob volume constante.

III. Quando uma amostra de gás é aquecida sob pressão constante é verificado o aumento do seu volume e a energia cinética média de suas moléculas mantém-se constante.

Todas as afirmações corretas estão em:

Pergunta 4312

Upe-ssa 2 2016)  Cada vez mais conhecido no Nordeste, o futebol americano se consolida em Pernambuco. Entre as regras desse esporte, um lance chama a atenção dos espectadores, o chute de campo (Field goal). Para o chute valer 3 pontos, a bola, de formato oval e confeccionada com couro natural ou sintético, tem de passar pelo meio da trave em Y, que fica no final do campo (endzone). O recorde de distância do field goal é de 64 jardas e pertence a Matt Prater, então jogador do time americano do Denver Broncos. Tanto o referido chute quanto os outros dois maiores, ambos de 63 jardas, ocorreram em Denver, no Colorado, a 1700 metros de altitude e com temperatura média anual de 10 graus celcius.

A ocorrência de maiores distâncias de field goals em Denver reside no fato de que

Pergunta 4295

(Fac. Albert Einstein – Medicin 2016)  Em uma câmara fechada, de volume fixo, foi realizada a queima do combustível butano. A combustão foi incompleta, gerando gás carbônico, monóxido de carbono e água. A equação a seguir representa a proporção estequiométrica das substâncias envolvidas no processo.

Sabendo que todo o butano foi consumido na reação e que a pressão parcial desse combustível no sistema inicial era de 20mmHg a 25 graus celcius a pressão parcial dos gases dióxido de carbono e monóxido de carbono após o término da reação, medida na mesma temperatura, foi, respectivamente,

Pergunta 4303

(Pucrs 2016)  No carvão mineral do Rio Grande do Sul, é possível encontrar a pirita, um mineral de aparência metálica que forma belos cristais dourados, apesar de não ser constituída de ouro. Isso levou a pirita, que na realidade é um sulfeto de ferro, a ficar conhecida como “ouro de tolo”. Quando aquecemos pirita em contato com o ar, ela reage com o oxigênio e libera seu enxofre na forma de SO2 um gás com odor desagradável. É interessante notar que a massa do SO2 liberado é maior que a massa inicial de pirita: por exemplo, a partir de 15g de pirita, essa reação produz 16g de SO2 Isso porque a pirita é representada por

Dados massas molares = Fe = 56, S = 32 e O = 16 g por mol

R = 0,082

 

Pergunta 4311

(G1 – ifce 2016)  A nossa atmosfera é composta por diferentes gases, dentre eles O2 CO2 e N2 estes denominados gases reais. Para estudar o comportamento dos gases, primeiramente estudamos os denominados gases ideais, modelos em que as moléculas se movem ao acaso e são tratadas como moléculas de tamanho desprezível, nas quais a força de interação elétrica entre as partículas é nula. De acordo com o modelo dos gases ideais, quando o número de mols de um gás permanece constante, a Lei dos Gases Ideais é expressa pela equação  onde:

 P= pressão;

V= volume;

n= número de mols;

R= constante dos gases ideais;

 T=temperatura em Kelvin.

De acordo com esta equação é verdadeiro afirmar-se que

Pergunta 4321

(Uern 2015)  Os refrigerantes são formados por uma mistura de água, gás carbônico e algum tipo de xarope, que dá a cor e o gosto da bebida. Mas essas três coisas não são combinadas de uma vez – primeiro, os fabricantes juntam a água e o gás, em um aparelho chamado carbonizador. Quando esses dois ingredientes se misturam, a água dissolve o CO2 dando origem a uma terceira substância, o ácido carbônico, que tem forma líquida. Depois, acrescenta-se o xarope a esse ácido. O último passo é inserir uma dose extra de CO2 dentro da embalagem para aumentar a pressão interna e conservar a bebida.

(Disponível em: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-se-coloca-o-gas-nos-refrigerantes.)

Com relação ao gás dos refrigerantes, é correto afirmar que

Pergunta 4313

(G1 – cftmg 2016)  Imagine que um tubo de ensaio preenchido com um gás tenha uma de suas extremidades conectada a um balão de borracha vazio que se expande após o aquecimento do tubo. Além disso, considere que as moléculas do gás são representadas por esferas pretas, evidenciadas abaixo:

A figura que esquematiza o comportamento das moléculas do gás após o aquecimento é

Pergunta 4305

(Espcex (Aman) 2016)  A nitroglicerina é um líquido oleoso de cor amarelo-pálida, muito sensível ao choque ou calor. É empregada em diversos tipos de explosivos. Sua reação de

decomposição inicia-se facilmente e gera rapidamente grandes quantidades de gases, expressiva força de expansão e intensa liberação de calor, conforme a equação da reação:

Admitindo-se os produtos gasosos da reação como gases ideais, cujos volumes molares são iguais a 24,5 L, e tomando por base a equação da reação de decomposição da nitroglicerina, o volume total aproximado, em litros, de gases produzidos na reação de decomposição completa de 454 g de nitroglicerina será de

Dados: massa molar da nitroglicerina = 227 g por mol.

volume molar = 24,5 L.

Pergunta 4298

(Uece 2016)  Usado como catalisador no processo Haber, como agente de contraste em ressonância magnética e em camada protetora de aço contra ferrugem, o óxido ferroso-férrico é obtido pela reação entre o ferro metálico e o vapor d’água que produz também hidrogênio molecular. Ao fazer reagir 840g de ferro metálico, obtém-se um volume de hidrogênio medido a 127 graus celcius e 5 atm de pressão correspondente a

Dados massas molares: Fe = 56. Constante R = 0,082

Pergunta 4286

(Mackenzie 2018)  Certa massa fixa de um gás ideal, sob temperatura de 30 graus celcius e pressão de 2 atm foi submetida a uma transformação isocórica, em que sua temperatura foi aumentada em 150 unidades. Dessa forma, é correto afirmar que, durante a transformação,