Pergunta 3684
(Upe-ssa 1) Analise a notícia a seguir:
Chuva ácida faz com que rios da costa leste dos EUA fiquem alcalinos
“Dois terços dos rios na costa leste dos Estados Unidos registram níveis crescentes de alcalinidade, com o que suas águas se tornam cada vez mais perigosas para a rega de plantios e a vida aquática, informaram cientistas esta segunda-feira”.
Fonte: Portal G1 Notícias, em 26/08/2013
O aumento da alcalinidade ocorre, porque
Pergunta 3992
Espcex (Aman)) O cobre metálico pode ser oxidado por ácido nítrico diluído, produzindo água, monóxido de nitrogênio e um sal (composto iônico). A reação pode ser representada pela seguinte equação química (não balanceada):

A soma dos coeficientes estequiométricos (menores números inteiros) da equação balanceada, o agente redutor da reação e o nome do composto iônico formado são, respectivamente,
Pergunta 3997
(Upe-ssa 1)

Em sua primeira aula de química experimental, uma turma realizou o experimento ilustrado acima: a adição de uma solução de nitrato de chumbo a uma solução de iodeto de potássio. Observando o resultado da rápida reação, um estudante curioso perguntou se o produto formado era gema de ovo. Depois das risadas, o professor pediu a cinco outros estudantes que explicassem o fenômeno para o colega brincalhão.
As respostas dos estudantes estão apresentadas a seguir:
Qual delas explica CORRETAMENTE o fenômeno observado?
Pergunta 3707
(Uel) O acetato de etila CH3COOCH2CH3 é um éster simples, usado, no passado, como antiespasmódico e hoje como solvente industrial e removedor de esmalte de unha. A acetona CH3COCH3 também é usada como removedor de esmaltes, mas devido a sua elevada solubilidade em água, quando em contato com a pele, pode desidratá-la. Sabe-se que estes solventes possuem cheiros parecidos, tornando difícil a identificação pelo olfato.
Considerando um frasco contendo acetato de etila e acetona em quantidades equimolares, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o procedimento para a separação da mistura.
Dados:
Ponto de ebulição do acetato de etila a 1 atm = 77,1 graus celcius e densidade = 902 kg/m3
Ponto de ebulição da acetona a 1 atm = 56 graus celcius e densidade = 784 kg/m3
Pergunta 4000
(Uece) No laboratório de Química, foi realizada uma experiência cujo procedimento foi o seguinte:
- Em um frasco longo e transparente, adicionou-se 50 mL de água e algumas gotas de
corante alimentício azul.
- Logo após, agitou-se a mistura com um bastão de vidro, homogeneizando-a, fazendo com que apresentasse somente uma fase de cor azul.
- Com ajuda de um bastão de vidro, adicionou-se, à mistura, 400 mL de óleo de cozinha, o que fez com que ela passasse a ter duas fases.
- Em seguida, adicionou-se sal de frutas (fármaco utilizado para problemas de azia e má digestão) ao conteúdo do frasco.
- Observou-se, em seguida, que o pó caiu aglutinado e dissolveu lentamente, reagindo e formando bolhas azuladas, que subiram à superfície da mistura e depois retornaram ao fundo do frasco.
Com relação a essa experiência, é correto afirmar que
Pergunta 3615
(Upe-ssa 1) Os antiácidos são medicamentos, que atuam para neutralizar o ácido clorídrico liberado pelas células parietais no estômago. Ao ingerirmos comidas e bebidas em excesso, normalmente buscamos tais remédios para aliviar os sintomas.
Qual das substâncias a seguir é a melhor para funcionar como medicamento antiácido?
Pergunta 3655
(Enem) No ar que respiramos existem os chamados “gases inertes”. Trazem curiosos nomes gregos, que significam “o Novo”, “o Oculto”, “o Inativo”. E de fato são de tal modo inertes, tão satisfeitos em sua condição, que não interferem em nenhuma reação química, não se combinam com nenhum outro elemento e justamente por esse motivo ficaram sem ser observados durante séculos: só em 1962 um químico, depois de longos e engenhosos esforços, conseguiu forçar “o Estrangeiro” (o xenônio) a combinar-se fugazmente com o flúor ávido e vivaz, e a façanha pareceu tão extraordinária que lhe foi conferido o Prêmio Nobel.
LEVI, P. A tabela periódica. Rio de Janeiro: Relume-Dumará,1994 (adaptado).
Qual propriedade do flúor justifica sua escolha como reagente para o processo mencionado?
Pergunta 3626
(Upe-ssa 2) A semeadura de nuvens atualmente é usada em todo o mundo para otimizar a precipitação, tanto de chuva quanto de neve e, ao mesmo tempo, inibir o granizo e a neblina. E ela funciona. Esse tipo de semeadura tem efeito ao espalhar partículas microscópicas, a fim de afetar o desenvolvimento da condensação, agindo como núcleos de gelo artificiais. Insolúveis na água, tais partículas funcionam como suporte para o crescimento dos cristais de gelo. Para tal propósito, utiliza-se frequentemente determinado sal. Ele possui uma estrutura cristalina similar à do gelo e forma um recife artificial onde os cristais podem crescer.
Que sal é utilizado para semear as nuvens?
Adaptado de: http://gizmodo.uol.com.br/semeadura-de-nuvens
Pergunta 3662
Fuvest) Para aumentar o grau de conforto do motorista e contribuir para a segurança em dias chuvosos, alguns materiais podem ser aplicados no para-brisa do veículo, formando uma película que repele a água. Nesse tratamento, ocorre uma transformação na superfície do vidro, a qual pode ser representada pela seguinte equação química não balanceada:

Das alternativas apresentadas, a que representa o melhor material a ser aplicado ao vidro, de forma a evitar o acúmulo de água, é:
Note e adote:
– R= grupo de átomos ligado ao átomo de silício.
Pergunta 5687
(G1 – ifsul) O sal marinho é composto principalmente por NaCl, MgCl2 , CaCl2 e contém traços de mais de 84 outros elementos.a
Sobre os sais citados e os elementos químicos que os compõem, é correto afirmar que
Pergunta 3661
Uece) Em 1960, o cientista alemão Uwe Hiller sugeriu que a habilidade das lagartixas de caminhar nas paredes e no teto era por conta de forças de atração e repulsão entre moléculas das patas da lagartixa e as “moléculas” da parede, as chamadas forças de Van der Waals. Esta hipótese foi confirmada em 2002 por uma equipe de pesquisadores de Universidades da Califórnia. Sobre as Forças de Van de Waals, assinale a afirmação verdadeira.
Pergunta 3702
(Enem) A China comprometeu-se a indenizar a Rússia pelo derramamento de benzeno de uma indústria petroquímica chinesa no rio Songhua, um afluente do rio Amur, que faz parte da fronteira entre os dois países. O presidente da Agência Federal de Recursos da água da Rússia garantiu que o benzeno não chegará aos dutos de água potável, mas pediu à população que fervesse a água corrente e evitasse a pesca no rio Amur e seus afluentes. As autoridades locais estão armazenando centenas de toneladas de carvão, já que o mineral é considerado eficaz absorvente de benzeno.
Internet: <www.jbonline.terra.com.br> (com adaptações)
Levando-se em conta as medidas adotadas para a minimização dos danos ao ambiente e à população, é correto afirmar que
Pergunta 5654
(Unesp) O ciclo do enxofre é fundamental para os solos dos manguezais. Na fase anaeróbica, bactérias reduzem o sulfato para produzir o gás sulfeto de hidrogênio. Os processos que ocorrem são os seguintes:

Na produção de sulfeto de hidrogênio por esses processos nos manguezais, o número de oxidação do elemento enxofre
Pergunta 3631
(Pucmg) Considere as seguintes afirmativas:
I) Ácidos de Arrhenius são conhecidos por liberar íons H+ em solução aquosa.
II) Bases de Arrhenius são espécies capazes de liberar íons OH- em água.
III) O ácido sulfúrico 98% é um ótimo condutor de eletricidade.
IV)Quanto maior o grau de ionização de um ácido, maior será sua força.
Dentre as afirmativas acima, são CORRETAS apenas:
Pergunta 3647
(Mackenzie) Assinale a alternativa que apresenta compostos químicos que possuam geometria molecular, respectivamente, linear, trigonal plana e piramidal.
Dados: número atômico H= 1, C = 6, N = 7, O =8 , F = 9, S = 16.
Pergunta 3628
(Ufrgs) Os compostos inorgânicos encontram amplo emprego nas mais diversas aplicações. Na Coluna 1, abaixo, estão listados cinco compostos inorgânicos; na coluna 2, diferentes possibilidades de aplicação.
Coluna 1
1.Mg(OH)2
2.HClO
3.H2SO4
4.NaOH
5.H3PO4
Coluna 2
( ) Usado em baterias
( ) Antiácido
( ) Usado em refrigerantes
( ) Usado em produtos de limpeza
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Pergunta 3629
(Enem 2ª aplicação) Nos anos 1990, verificou-se que o rio Potomac, situado no estado norte-americano de Maryland, tinha, em parte de seu curso, águas extremamente ácidas por receber um efluente de uma mina de carvão desativada, o qual continha ácido sulfúrico H2SO4 Essa água, embora límpida, era desprovida de vida. Alguns quilômetros adiante, instalou-se uma fábrica de papel e celulose que emprega hidróxido de sódio NaOH e carbonato de sódio Na2CO3 em seus processos. Em pouco tempo, observou-se que, a partir do ponto em que a fábrica lança seus rejeitos no rio, a vida aquática voltou a florescer.
HARRIS, D. C. Análise química quantitativa.
Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2012 (adaptado).
A explicação para o retorno da vida aquática nesse rio é a
Pergunta 5659
(Famerp) O ácido nítrico é obtido a partir da amônia por um processo que pode ser representado pela reação global:

Nessa reação, a variação do número de oxidação (Variação de NOX) do elemento nitrogênio é igual a
Pergunta 5668
(Ufpr) Recentemente, foram realizados retratos genéticos e de habitat do mais antigo ancestral universal, conhecido como LUCA. Acredita-se que esse organismo unicelular teria surgido a 3,8 bilhões de anos e seria capaz de fixar CO2. convertendo esse composto inorgânico de carbono em compostos orgânicos.
Para converter o composto inorgânico de carbono mencionado em metano CH4. a variação do NOX no carbono é de:
Pergunta 5670
(Unioeste) A reação química, expressa a seguir, ocorre com um sal de estanho e outro de mercúrio:

Assim, é CORRETO afirmar que