Simulado
Atomística – ENEM

Tempo da Prova:

Pergunta 3705

(Uefs)

 

A energia de ionização é uma propriedade periódica muito importante, pois está relacionada com a tendência que um átomo neutro possui de formar um cátion. Observe na tabela os valores de energias de ionização (E.I. em kj por mol) para determinados elementos químicos.

 

Com base nas variações das energias de ionização apresentadas na tabela, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.

 

(     )  é um metal e possui 3 elétrons na camada de valência.

(     )  é um metal e possui 2 elétrons na camada de valência.

(     )  pertence ao grupo 1 e Y,  ao grupo 2 da Tabela Periódica, formando com o enxofre substâncias de fórmula molecular, respectivamente, X2S e YS.

(     ) Se X e Y pertencem ao mesmo período da Tabela Periódica, com ambos no estado neutro, Y possui maior raio atômico que X.

 

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

Pergunta 3305

Sobre configuração e distribuição eletrônica, é correto afirmar que:

 

Pergunta 3693

(Ufjf-pism 1) Segundo os modelos atômicos atuais, os prótons e nêutrons estão localizados no núcleo do átomo, ao qual se deve a maior parte da massa do átomo. Desta forma, podemse caracterizar os elementos através do número atômico (Z) e do número de massa (A). John Dalton propôs a teoria do modelo atômico em 1808, e muitos de seus postulados mostraram-se bastante realistas em relação ao conhecimento atual sobre a teoria atômica. Entretanto, a existência de isótopos ainda não era conhecida. Assinale a alternativa na qual a afirmação do modelo atômico de Dalton NÃO esteja de acordo com a existência dos isótopos:

Pergunta 3708

 (Uece)  Na distribuição eletrônica do 38Sr88 o 17º par eletrônico possui os seguintes valores dos números quânticos (principal, secundário, magnético e spin):

 

Pergunta 3306

ESPECX(AMAN)

ESPECX(AMAN)

 

Considere três átomos cujos símbolos são M, X e Z, e que estão nos seus estados fundamentais.

Os átomos M e Z são isótopos, isto é, pertencem ao mesmo elemento químico;

os átomos X e Z são isóbaros e os átomos M e X são isótonos.

Sabendo que o átomo M tem 23 prótons e número de massa 45 e que o átomo Z tem 20 nêutrons, então os números quânticos do elétron mais energético do átomo X são:

Observação: Adote a convenção de que o primeiro elétron a ocupar um orbital possui o número quântico de spin igual a −1 2.

 

 

Pergunta 3304

UDESC

 

Considerando os modelos atômicos mais relevantes, dentro de uma perspectiva histórica e científica, assinale a alternativa correta.

 

Pergunta 3694

(Ufrgs) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a algumas propriedades dos átomos.

(    ) Isótonos têm propriedades físicas iguais.

(    ) Isóbaros têm propriedades químicas iguais.

(    ) Isótopos têm propriedades químicas iguais.

(    ) Isóbaros de elementos diferentes têm necessariamente um número diferente de nêutrons. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Pergunta 3687

(Upf) . Uma forma de determinar a extensão de uma fratura em um osso do corpo é por meio do uso do equipamento de Raios X. Para que essa tecnologia e outros avanços tecnológicos pudessem ser utilizados, um grande passo teve de ser dado pelos cientistas: a concepção científica do modelo atômico. Sobre o modelo atômico proposto, associe as afirmações da coluna 1, com seus respectivos responsáveis, na coluna 2.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses da coluna 2, de cima para baixo, é:A partir das informações fornecidas na tabela (não necessariamente nas teorias vigentes), vem:

Pergunta 3711

 (Ufpr)  As propriedades das substâncias químicas podem ser previstas a partir das configurações eletrônicas dos seus elementos. De posse do número atômico, pode-se fazer a distribuição eletrônica e localizar a posição de um elemento na tabela periódica, ou mesmo prever as configurações dos seus íons.

 

Sendo o cálcio pertencente ao grupo dos alcalinos terrosos e possuindo número atômico Z = 20 a configuração eletrônica do seu cátion bivalente é:

Pergunta 3704

(Upe-ssa 1) Muitas informações veiculadas na internet contêm erros científicos. Um exemplo disso pode ser verificado em determinado blog sobre o ensino de química cujo conteúdo é transcrito a seguir: Modelos Atômicos Os modelos atômicos são diferentes ideias, que surgiram durante o desenvolvimento da história da ciência, na tentativa de explicar a composição íntima da matéria. O primeiro modelo atômico da era moderna foi proposto por John Dalton, que considerava os átomos como esferas maciças e indivisíveis. A descoberta dos elétrons, partículas subatômicas de carga elétrica positiva, fez os cientistas provarem que o átomo era divisível, abrindo espaço para uma nova ideia, um modelo que ficou conhecido como pudim de passas, atribuído ao físico Ernest Rutherford. Esse modelo durou alguns anos, até que o cientista Niels Böhr propôs um modelo no qual os elétrons giravam ao redor de um núcleo com energia variável, ao percorrer uma órbita fixa. A partir desses elétrons, os átomos poderiam se unir para formar compostos em um fenômeno conhecido como ligação química, que ocorria em busca de aumentar a energia do sistema e com isso adquirir estabilidade. Quantos erros científicos são encontrados no texto?

Pergunta 3695

(Fuvest) Neste texto, o autor descreve o fascínio que as descobertas em Química exerciam sobre ele, durante sua infância.
Eu adorava Química em parte por ela ser uma ciência de transformações, de inúmeros compostos baseados em algumas dúzias de elementos, 1eles próprios fixos, invariáveis e
eternos. A noção de estabilidade e de invariabilidade dos elementos era psicologicamente crucial para mim, pois eu os via como pontos fixos, como âncoras em um mundo instável. Mas agora, com a radioatividade, chegavam transformações das mais incríveis. (…) A radioatividade não alterava as realidades da Química ou a noção de elementos; não abalava a ideia de sua estabilidade e identidade. O que ela fazia era aludir a duas esferas no átomo – uma 2esfera relativamente superficial e acessível, que governava a reatividade e a combinação química, e uma 3esfera mais profunda, inacessível a todos os agentes químicos e físicos usuais e suas energias 4relativamente pequenas, onde qualquer mudança produzia 5uma alteração fundamental de identidade.

Oliver Sacks, Tio Tungstênio: Memórias de uma infância química.

De acordo com o autor,

Pergunta 3699

(Espcex (Aman)) Quando um átomo, ou um grupo de átomos, perde a neutralidade elétrica, passa a ser denominado de íon. Sendo assim, o íon é formado quando o átomo (ou grupo de átomos) ganha ou perde elétrons. Logicamente, esse fato interfere na distribuição eletrônica da espécie química. Todavia, várias espécies químicas podem possuir a mesma distribuição eletrônica. Considere as espécies químicas listadas na tabela a seguir:

 

 

A distribuição eletrônica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 (segundo o Diagrama de Linus Pauling) pode corresponder, apenas, à distribuição eletrônica das espécies a

Pergunta 3714

 

 (Espcex (Aman))  Munições traçantes são aquelas que possuem um projétil especial, contendo uma carga pirotécnica em sua retaguarda. Essa carga pirotécnica, após o tiro, é ignificada, gerando um traço de luz colorido, permitindo a visualização de tiros noturnos a olho nu. Essa carga pirotécnica é uma mistura química que pode possuir, dentre vários ingredientes, sais cujos íons emitem radiação de cor característica associada ao traço luminoso.

 

Um tipo de munição traçante usada por um exército possui na sua composição química uma determinada substância, cuja espécie química ocasiona um traço de cor correspondente bastante característico.

 

Com relação à espécie química componente da munição desse exército sabe-se:

 

1.A representação do elemento químico do átomo da espécie responsável pela coloração pertence à família dos metais alcalinos-terrosos da tabela periódica.

2.O átomo da espécie responsável pela coloração do traço possui massa de 137 U e número de nêutrons 81.

 

Obs: Sabe-se também que uma das espécies apresentadas na tabela do item III (que mostra a relação de cor emitida característica conforme a espécie química e sua distribuição eletrônica) é a responsável pela cor do traço da munição desse exército.

 

3. Tabela com espécies químicas, suas distribuições eletrônicas e colorações características:

 

Considerando os dados contidos, nos itens I e II, atrelados às informações da tabela do item III, a munição traçante, descrita acima, empregada por esse exército possui traço de coloração

Pergunta 3720

 (Espcex (Aman))  Considere dois elementos químicos cujos átomos fornecem íons bivalentes isoeletrônicos, o cátion X+2 e o ânion Y-2 Pode-se afirmar que os elementos químicos dos átomos X e Y referem-se, respectivamente, a

Pergunta 3716

 (Uefs)  Os modelos atômicos foram sendo modificados ao longo do tempo, a partir de evidências experimentais, a exemplo dos modelos de Thomson, proposto com base em experimentos com tubo de raios catódicos e o de Rutherford, que, ao fazer incidir partículas alfa, sobre lâminas de ouro, observou que a maioria das partículas atravessava a lâmina, algumas desviavam e poucas eram refletidas.

 

A partir das considerações do texto, é correto destacar:

Pergunta 3302

O chumbo é um metal pesado que pode contaminar o ar, o solo, os rios e alimentos. A absorção de quantidades pequenas de chumbo por longos períodos pode levar a uma toxicidade crônica, que se manifesta de várias formas, especialmente afetando o sistema nervoso, sendo as crianças as principais vítimas.

 

Sendo o número atômico (Z) do chumbo igual a 82, o íon plumboso (Pb+2) possui os elétrons mais energéticos no subnível:

Pergunta 3717

 (Upe-ssa 1)  Analise a seguinte charge:

 

As estudantes Eugênia e Lolita estão falando, respectivamente, sobre os modelos atômicos de

Pergunta 3719

 (Ueg)  De acordo com o modelo atômico atual, a disposição dos elétrons em torno do núcleo ocorre em diferentes estados energéticos, os quais são caracterizados pelo número quântico principal e secundário.

Para o elétron mais energético do átomo de escândio(Sc) com 21 prótons no estado fundamental, os números quânticos principal e secundário são respectivamente 

Pergunta 3698

(Ufu) O “brilho” das placas de trânsito, quando recebem luz dos faróis dos carros no período da noite, pode ser compreendido pelo efeito da luminescência. Sem esse efeito, teríamos dificuldade de visualizar a informação das placas no período noturno, o que acarretaria possíveis acidentes de trânsito. Esse efeito, conhecido como

Pergunta 3303

UNIFOR CE

 

Nem sempre o homem pensou o átomo como atualmente. A ideia evoluiu ao longo dos anos. O primeiro modelo atômico foi apresentado no séc. XIX, embora no século V a.C., o filósofo grego Leucipo e seu discípulo Demócrito tenham imaginado a constituição intima da matéria formada por estas partículas (átomos). Com o tempo, conceito e a tecnologia associada à detecção dos átomos sofreram evoluções e permitiram a concepção de ideias otimizadas para o formato e comportamento destas partículas

 

Sobre os modelos atômicos:

I.O modelo de Leucipo/Demócrito admitia a indivisibilidade do átomo.

II.O modelo de Rutherford/Bohr admitia a existência de um núcleo atômico constituído por prótons e nêutrons e uma eletrosfera contendo elétrons distribuídos em camadas ou níveis eletrônicos.

III.O modelo de Thonsom apresentava um átomo em forma de esfera maciça e indivisível

IV. O modelo de orbitais apresentava um átomo com um núcleo negativo rodeado por partículas de carga positiva.

 

Assim sendo, a alternativa que se mostra correta com relação as ponderações dos itens I, II, III e IV será: